Dia 18/07/2020 fez 10 anos que completei minha primeira maratona, a Maratona do Rio de Janeiro. Depois vieram mais 12 maratonas, pelo menos 1 por ano, com exceção desse ano atípico que estamos vivendo. Infelizmente até agora todas as provas em que eu estava inscrita foram canceladas ou adiadas.
Eu já tinha muitos anos de corrida, muitas provas feitas quando minha amiga e parceira de tantas outras aventuras teve a ideia de fazermos uma maratona. O Rio de Janeiro foi escolhido por ter um percurso lindo, relativamente fácil e por já conhecermos bem metade do trajeto, pois já tínhamos corrido a Meia do Rio várias vezes. Escolhida a prova então começamos a elaboração do “projeto da corrida”, planejamento dos treinos, e foram muitos, muitos treinos, definição dos ritmos, da alimentação, etc. Nós tínhamos uma meta de tempo para concluir a maratona, então eu foquei em um pace específico e mantive meu objetivo. O que ajudou bastante, na minha opinião, e foi tão importante quanto o meu tênis, foi o relógio com GPS, ele é uma ferramenta fundamental para controlar o ritmo e as distâncias, permite que eu saiba exatamente o que eu fiz e assim consigo avaliar meu desempenho. E deu tudo certo!!!
Ao contrário das outras provas em que eu sempre fico nervosa antes, para essa eu estava muito tranquila, eu tinha certeza que estava bem treinada e que conseguiria completar, treinei muito para isso. Há 10 anos atrás a quantidade de participantes nessa maratona não tem comparação com agora, era muito mais tranquila, o tempo estava perfeito para correr, o cenário maravilhoso, 42 km na orla do Rio. Fui controlando km a km o meu ritmo, olhando o relógio e obedecendo a minha programação e completei super bem, que alegria cruzar a linha de chegada, a sensação é de entregar um projeto que levei muito tempo para desenvolver e finalizar.
Já faz algum tempo que treino com assessoria, atualmente optei por uma planilha individual elaborada pelos meus amigos e professores da GH RUNNING, hoje sei que é fundamental ter um acompanhamento profissional para aproveitar melhor os treinos e para que eles sejam mais eficientes, e isso não quer dizer que pensar só em performance. Ter uma planilha significa ter um profissional pensando por você, fazendo com que os treinos não fiquem monótonos e sejam direcionados de acordo com um objetivo. No meu caso é fundamental adequar a minha idade com as minhas metas e me manter longe de lesões. Pretendo ainda correr muitas maratonas e outras provas também, unindo o que eu mais gosto de fazer que é correr e viajar!
Não importa a sua idade, você pode correr sempre, aonde e quando quiser!